China: Homem resgatado com vida 17 dias após sismo. “Um milagre”, relatam testemunhas
Um sismo de magnitude de 6,6 na escala de Richter atingiu a China no passado dia 5, particularmente a região de Sichuan. Mais de 90 pessoas morreram e ainda estão a ser contabilizados os danos materiais causados.
Contudo, as autoridades chinesas anunciaram esta quinta-feira que foi resgatado, com vida, um homem que estava desaparecido há 17 dias. O aviso foi feito por um morador nessa província, que indicou que Gan Yu, funcionário de uma central hidroelétrica, estaria ainda vivo. Esse mesmo morador terá descrito o salvamento como “um milagre da vida”.
Gan Yu teria prestado primeiros-socorros aos seus colegas que tinham ficado feridos durante o terramoto e acabou por perder-se numa área montanhosa. Sabe-se que Gan tem fraca visão e que durante o desastre terá perdido os óculos, ficando desorientado.
As equipas de resgate encontraram pegadas e peças de roupa que pertenciam a Gan, mas consideraram que o homem teria sucumbido à hipotermia.
A imprensa locais indica que o homem terá sobrevivido bebendo água de uma nascente e comendo frutos silvestres. Está agora hospitalizado, com várias fraturas ósseas, mas mantém-se estável e consciente.
Gan Yu was rescued after losing contact for 17 days in the Luding #earthquake. In the 17 days, he drank spring water and ate wild fruits and had no shelter at night. At present, he is being treated in the hospital with stable vital signs and clear consciousness. pic.twitter.com/dhZUfCAmNr
— Beijing Daily (@DailyBeijing) September 22, 2022
De acordo com a imprensa estatal chinesa, cerca de 20 pessoas estão ainda desaparecidas e as equipas de busca e salvamento ainda decorrem, mas as chuvas fortes e os deslizamentos de terra dificultam as operações.
A região de Sichuan é frequentemente atingida por abalos sísmicos, considerando que se situa numa falha tectónica. Em junho, dois terramotos mataram pelos menos quatro pessoas.