China cria porcos gigantes do tamanho de ursos polares
As fazendas do país que mais carne de porco consome no mundo estão a criar porcos «do tamanho de ursos polares» para fazer frente ao vírus que está a dizimar as varas em todo o continente chinês, de acordo com os meios locais.
Num momento de escassez do lado da oferta, os suinicultores chineses estão a aproveitar o surto para aumentar os preços. Alguns destes animais chegam a pesar 500 quilos (kg) para serem vendidos por cerca de 10 mil yuan (1273 euros), o equivalente a três meses de salário de um agricultor em Nanning, a capital da região de Guangxi Zhuang, onde a prática já foi registada, adianta o jornal local “South China Morning Post”.
A ideia do «quanto maior melhor» está a espalhar-se por todo o país. A escalada dos preços da carne de porco na província de Jilin, no Nordeste do país, fazem com que os produtores criem porcos com um peso médio entre 175 kg e 200 kg. Em condições normais, não excederia os 125 kg.
Mas esta não é apenas uma prática de pequenas explorações agrícolas. Grandes produtores de carne, como a Wens Foodstuffs, já começaram a engordar os seus porcos.
A peste suína africana é fatal e altamente contagiosa entre os suínos, mas não afecta pessoas. Desde o primeiro surto, no início de Agosto de 2018, o vírus espalhou-se por todo o país e até mesmo para o Vietname. A desinfecção das explorações agrícolas e restrições À venda de carne de porco e de carne processado, assim como o abate de animais infectados, têm sido algumas das medidas preventivas.