China começa a ganhar balanço na corrida contra o GPS norte-americano

A China está prestes a tornar-se um grande player no mercado de navegação por satélite de forma “altamente lucrativa, à medida que tenta competir com o GPS norte-americano, através do seu novo sistema Beidou”, afirmou Craig Singleton, membro adjunto da Fundação hawkish para a Defesa das Democracias.

“A China deu um grande passo para aumentar a participação neste setor altamente lucrativo”, explicou Singleton ao “Squawk Box Asia”, da ‘CNBC’.

Como explica o economista, se Pequim “tiver sucesso, este vai ser um degrau importante na afirmação mundial desta potência, e na sua independência tecnológica”.

Mais de 120 países – incluindo Paquistão e Tailândia – estão neste momento a utilizar o “sistema Beidou de forma a monitorizar o tráfego nos portos e orientar operações de resgate”, conforme acrescentou o analista.

Para além disso, Pequim está a tentar, através da Iniciativa Belt and Road, “convencer” mais países a usar o Beidou, explicou o economista.

O sistema Beidou foi concluído em junho do ano passado. Até 2025 esta inovação tecnológica vai custar ao bolso de Xi Jinping 123 mil milhões de euros, segundo o ‘South China Morning Post’.

Ler Mais





Comentários
Loading...