China atribui código QR aos cidadãos para controlar coronavírus

A China sempre foi conhecida por grandes desenvolvimentos tecnológicos e este é um deles. Os cidadãos chineses estão a ser identificados com um código de QR, que indica o risco que correm em ser infectados pelo Covid-19, dependendo da cor que representam: verde (não há motivo para se isolarem), amarelo (sete dias de isolamento) ou vermelho (14 dias de isolamento).

O sistema é semelhante ao de um código de barras, que pode ser lido através da câmara de um telemóvel. O Governo chinês pretende impulsionar um regresso à normalidade e simultâneamente alertar a sua população em risco de contrair o Covid-19, que se deve isolar e controlar a sua entrada em espaços públicos, nomeadamente estações de metro e centros comerciais.

A aplicação Alipay Health Code, desenvolvida pela Alipay, é muito popular na China, fazendo parte do mesmo grupo da gigante tecnológica ‘Alibaba’. É através da Alipay que o código é gerado.

«Os códigos de QR, produzidos com a aplicação móvel da Alipay, baseiam-se nas deslocações dos utilizadores nas últimas duas semanas e avalia se os utilizadores visitaram áreas atingidas pelo vírus», pode ler-se no comunicado publicado no site da Comissão Nacional de Saúde da China.

Em muitos locais públicos os cidadãos já são obrigados a mostrar o código ‘verde’, para que lhes seja permitida a entrada.

A medida do QR Code já foi adoptada em mais de 200 cidades chinesas, sendo que as primeiras a implementá-la foram as províncias de Zhejiang, Sichuan e Hainan.

Contudo, esta não é a única aplicação móvel usada para combater a propagação do Covid-19. Para além de aulas virtuais para os mais novos, milhares de médicos disponibilizaram-se para trabalhar gratuitamente através do WeDoctor, uma startup de Hangzhou que facilita consultas virtuais.

Ler Mais