Chefe do Exército da Ucrânia diz ter encontrado escutas no gabinete

O comandante Valeriy Zaluzhnyi, chefe do Exército da Ucrânia, anunciou esta segunda-feira que foi encontrado um aparelho de escutas num dos gabinetes em que trabalha, e deu a entender, sem confirmar, que outros equipamentos semelhantes poderão ter sido detetados noutros lugares frequentados por Zaluzhnyi.

A descoberta foi feita este domingo, mas só agora revelada pelos Serviços de Segurança da Ucrânia, que detetaram a escuta durante uma operação de ‘varrimento’ de rotina. O aparelho, segundo as autoridades ucranianas, não estaria a funcionar.

As suspeitas recaíram imediatamente sobre a Rússia, que mantém uma invasão ao país há 22 meses, escalando as tensões antes de uma nova fase do conflito que se espera este inverno.

“Tenho vários escritórios onde trabalho. Isso aconteceu num deles. Verificámos, o quarto, e encontrámos o dispositivo”, afirmou, citado pelos meios de comunicação ucranianos.

O responsável acrescentou que dispositivos de escuta não foram encontrados “apenas” na quele escritório onde trabalha, mas recusou responder se foram encontrados aparelhos semelhantes noutras instalações das Forças Armadas da Ucrânia.






Comentários
Loading...