CGTP em manifestação à porta do Parlamento em dia de votação do OE2024

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP – IN) organiza hoje uma concentração em frente à Assembleia da República (AR), no dia em que decorre a votação final global do Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024), tendo já à partida aprovação garantida pela maioria absoluta do PS.

O protesto de hoje tem como objetivo, segundo a CGTP “levar à rua a necessidade de resposta imediata às justas e urgentes reivindicações dos trabalhadores, denunciar a ausência de medidas que respondam aos graves problemas do País e afirmar que a solução dos problemas, a defesa dos direitos e a melhoria das condições de vida não podem ficar à espera”.

“A atual situação política decorrente da demissão do Primeiro-Ministro e a marcação de eleições para dia 10 de Março pelo Presidente da República, invocando a necessidade de fazer aprovar um Orçamento do Estado que não serve os trabalhadores e o País, coloca aos trabalhadores a necessidade de intensificar a ação e intervenção em torno das suas justas reivindicações, no que diz respeito, nomeadamente, aos salários, às pensões, à saúde, a educação e à habitação”, apela a estrutura sindical, no manifesto da ação de protesto.

A concentração na AR é antecedida por duas pré-concentrações, às 10h00, entre a Calçada do Marquês de Abrantes e a Avenida D. Carlos I e na Estrela.

A CGTP reclama um aumento “geral e significativo dos salários para todos os trabalhadores, de 15% e não inferior a 150 euros”, considerando que é uma “emergência nacional e um elemento fundamental para melhorar de imediato as condições de vida dos trabalhadores e garantir o futuro do país”.