Cerca de 14% da comida produzida no mundo vai para o lixo
Os países das regiões da Ásia, América do Norte e Euopa estão por detrás da maior fatia de comida que foi desperdiçada, em 2016, noticia a “Bloomberg”, citando um relatório da organização de agricultura e comida das Nações Unidas.
De acordo com o documento, foram perdidos cerca de 400 mil milhões de dólares em comida, antes de ser sequer entregue chegar às prateleiras dos postos de venda. A comida desperdiçada, em 2016, rondou os 14%.
«Desperdiçar comida significa uma grande pressão sobre o meio ambiente e uma utilização de recursos naturais desnecessária para a produzir», afirmou à agência de notícias Qu Dongyu, director da organização que elaborou o estudo. Isto, acrescentou, «significa essencialmente que os recursos terrestres e hídricos foram desperdiçados, e os gases de efeito estufa foram emitidos sem nenhum propósito».
Os investigadores estimam ainda que, além das grandes retalhistas alimentares, sejam os próprios consumidores a deitar ao lixo cerca de 37% de produtos de alimentos com origem animal e um quinto das frutas e vegetais produzidos em todo o mundo. Nos países mais ricos e industrializados, o desperdício é mais elevado.