Cepsa suspende venda da rede de postos enquanto projeta o seu futuro ecológico
A Cepsa faz uma pausa para repensar o seu plano estratégico, segundo o ‘Cinco Días’, que cita fontes familiarizadas com a operação. O plano estratégico da empresa até 2025, centrado na transição ecológica, estava programado para ser apresentado em breve.
A Mubadala, um dos fundos soberanos de Abu Dhabi, com 61,5% do capital, e a gigante de capital de risco norte-americana Carlyle, que controla os 38,5% restantes, decidiram cancelar a venda de uma minoria dos seus negócios comerciais.
De acordo com as mesmas fontes, as ofertas estavam longe de ser irrefutáveis, tendo a empresa preferido aguardar para ver como esse eventual desinvestimento se encaixa no novo roadmap.
O EBITDA da área comercial, que inclui o das estações de serviço, foi de 191 milhões de euros no semestre, 8% superior ao do igual período do ano anterior, um montante que representa 22,7% do total da margem bruta de exploração da empresa entre janeiro e junho, no valor de 842 milhões de euros.
A empresa, presidida por Ahmed Yahia Al Idrissi, também Diretor-Geral de investimentos diretos da Mubadala, reconhece que esta área “continua a ser afetada pelas consequências da covid-19 e das restrições de mobilidade, atingindo níveis semelhantes aos do primeiro semestre de 2020 mas ainda inferiores às do mesmo período de 2019 ”, pelo que o melhor momento para maximizar o preço de venda não é agora.
A empresa também colocou à venda a sua divisão de GLP (gás liquefeito de petróleo).