CEO de Qatar Airways voa para o comando da Oneworld
O primeiro acionista da IAG, Qatar Airways, vai assumir a presidência da aliança aérea Oneworld da qual já era membro. O CEO da empresa, Akbar Al Baker, passa, assim, a substituir Alan Joyce.
Al Baker está no cockpit empresarial da Qatar Airways desde a sua fundação, em 1997. Agora, será presidente de uma união que junta na mesma mesa a Alaska Airlines, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Royal Air Maroc, Royal Jordanian, S7 Airlines e SriLankan Airlines, além da própria Qatar Airways.
A transportadora juntou-se à Oneworld em outubro de 2013. Para Al Baker, governar uma aliança de companhias aéreas não é uma novidade. O CEO já foi a voz de comando da International Air Transport Association (IATA), da qual a Qatar faz parte do Conselho Executivo desde 2012, e é membro da administração da Arab Air Carriers Organization.
Em 2017, o executivo de 51 anos fez “má figura” na imprensa internacional, depois de ter afirmado publicamente que se orgulhava de que “as comissárias de bordo da sua empresa não tinham mais de 26 anos, enquanto os passageiros dos EUA são atendidos por avós”. Mais tarde, Al Baker acabou por pedir desculpa.