CEO da maior energética ucraniana pede que se pare de comprar petróleo russo

Yuriy Vitrenko, que lidera a Naftogaz, a maior empresa energética ucraniana pediu ao ocidente para parar de comprar gás e petróleo da Rússia.

Numa entrevista à ‘BBC’, o CEO disse que as sanções contra a Rússia devem ser ainda mais fortes e ser direcionadas para o setor energético, uma vez que o país é o segundo maior exportador de petróleo depois da Arábia Saudita, mas também o maior produtor de gás natural.

No entanto, Yuriy Vitrenko defende que esta seja uma medida de longo prazo. “Diria que não é uma medida de curto prazo, porque acredito que no longo prazo os alvos climáticos podem ser alcançados sem o gás da Rússia, por isso é apenas uma questão de fazer escolhas”, disse à ‘BBC’.

Desta forma, o CEO da Naftogaz defende que deve ser feito tudo o que for possível para parar Vladimir Putin, incluindo medidas para reduzir as receitas de petróleo da Rússia e impedir que estas sejam usadas “para matar inocentes”.

Até ao momento, já várias petrolíferas e empresas de energia anunciaram planos para cortar relações com a Rússia. A ExxonMobil disse que vai vender as participações das operações na Rússia, assim como a Shell e a BP.






Comentários
Loading...