Centros comerciais em Lisboa reabrem segunda-feira. Estado de calamidade vigora até final de Junho

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira o levantamento das regras especiais para a Área Metropolitana de Lisboa a partir da próxima segunda-feira.

«Vou pedir a reabertura dos centros comerciais», disse, após a reunião desta terça-feira de Conselho de Ministros, que serviu para avaliar as restrições de Lisboa e Vale do Tejo.

Há duas semanas, recorde-se, o aumento súbito de casos na Área Metropolitana de Lisboa levou o Governo a adiar o calendário de desconfinamento na região, nomeadamente a reabertura dos centros comerciais e das lojas do Cidadão. No entanto, na passada quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, admitiu que o Governo pretendia levantar as restrições apenas a partir de 15 de Junho, e prometeu uma decisão para hoje.

No conjunto do território nacional «continuará a vigorar e até ao final do mês as regras actualmente em vigor. Não porque se verifique uma alteração negativa do estado da pandemia, mas porque temos em conta que este período em que se verificam os festejos dos Santos Populares, a abertura das fronteiras aéreas na Europa no próximo dia 15 [de Junho] e a existência de um elevado número de feriados», acrescentou. O desconfinamento, contudo, «não pode significar qualquer tipo de relaxamento quanto às regras» de distanciamento social, uso de equipamentos de protecção individual e higienização, avisou.

«Se continuarmos a evoluir positivamente, como até aqui, a nossa previsão é de que a partir de 1 de Julho possamos fazemos uma alteração do estado de calamidade para o de contingência e, porventura, em regiões como o Algarve e Alentejo já para o estado de alerta», adiantou o chefe do Governo.






Comentários
Loading...