CBRE prevê volume de investimento superior a três mil milhões de euros no setor imobiliário para 2022
A CBRE antecipa um volume de investimento superior a três mil milhões de euros no setor imobiliário em 2022, tendo em consideração as operações em curso e as que se preveem que sejam levadas a mercado.
O setor pode mesmo atingir um valor próximo do recorde de 3.750 milhões de euros, verificado em 2019, face ao interesse generalizado em todas as classes de ativos. O contexto de elevada liquidez para investir no mercado imobiliário aliado a uma procura sólida e ao aumento das rendas e dos preços de venda, assim como a um pipeline interessante de novos projetos, “permite-nos encarar o ano com uma perspetiva otimista e de crescimento”, afirma Francisco Horta e Costa, Diretor-Geral da CBRE Portugal.
À semelhança do ano anterior, o segmento de escritórios deverá atrair o maior montante de capital e registar um crescimento de cerca de 30% em 2022. Os hotéis irão igualmente verificar um elevado investimento alavancado pela transação do portefólio da ECS, atualmente em negociação, e pela confiança na recuperação do turismo. Ao contrário do que se previa no início da pandemia, as vendas forçadas de hotéis deverão ser pontuais.
O maior destaque vai, no entanto, para o setor da logística, em que a rotação de portefólios e a venda de novas plataformas irá refletir-se num valor recorde de investimento. Por outro lado, apesar de se esperar um interesse reduzido em centros comerciais, deverá haver uma procura maior para supermercados e retail parks, com contratos de arrendamento por períodos longos.