Caso George Floyd. Maioria dos americanos simpatiza com protestos e condena atitude de Trump
A maioria dos americanos concorda com os protestos a nível nacional, na sequência da morte do cidadão afro-americano George Floyd, de 46 anos, numa intervenção policial, e desaprova a resposta do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostra uma sondagem da “Reuters/Ipsos”.
Floyd morreu às mãos de um polícia de Minneapolis, que pressionou o seu joelho no seu pescoço durante vários minutos. O vídeo, que mostra o agente da polícia Derek Chauvin, suscitou protestos em todo o mundo.
O inquérito, realizado entre segunda-feira e terça, revelou que 64% dos adultos americanos «simpatizam com os manifestantes». Do lado oposto, estão 27%. Já 9% admitem estar inseguros, face à violência dos tumultos.
Mais de metade dos inquiridos (55%) condena o modo como Trump tem lidado com os protestos. 40% desaprovam «fortemente» as atitudes de Trump. Apenas um terço apoia o líder norte-americano.
Outro inquérito da “Reuters/Ipsos” concluiu que Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca e antigo vice-presidente dos Estados Unidos, pode estar à beira de garantir formalmente a nomeação. A vantagem de Biden sobre Trump entre os eleitores inscritos aumentou para 10 pontos percentuais.
O dobro dos eleitores independentes desaprova a resposta de Trump. Mesmo entre os republicanos, apenas 67% mostram apoio ao Presidente, uma taxa significativamente inferior aos 82% que aprovam o seu desempenho global.
43% dos leitores recenseados tencionam apoiar Biden nas eleições presidenciais de 3 de Novembro, em comparação com os 37% que favorecem Trump.
Questionados sobre a actuação policial, 43% consideraram que as autoridades estão a fazer um bom trabalho, enquanto 47% discordaram – com uma maioria de Democratas a discordar e uma maioria de Republicanos a concordar.
A sondagem “Reuters/Ipsos” sobre os protestos foi realizada online em todos os Estados Unidos. Recolheu respostas de 1.004 adultos americanos. A outra sondagem, realizada no mesmo período, sobre o desempenho global de Trump e as eleições de 2020, recolheu respostas de 1.113 adultos americanos.