Caso George Floyd. Maioria dos americanos dizem que o país está fora de controlo
Uma sondagem realizada pelo “Wall Street Journal” e pela “NBC News” revela que 80% da população dos Estados Unidos considera que o país está fora de controlo, na sequência da morte do afro-americano George Floyd às mãos da polícia, depois de ter sido detido com brutalidade.
Quase metade dos eleitores republicanos (27%) dizem que estão «mais incomodados com os protestos do que com as condições que causaram a morte de Floyd». Já 59% dos democratas pensam exactamente o contrário.
Quanto à pandemia do novo coronavírus, 75% dos americanos defendem que o regresso à normalidade pode demorar mais de um ano. Por sua vez, 32% dos republicanos que apoiam o líder norte-americano, Donald Trump, consideram que «a pandemia está controlada».
A mesma consulta popular mostra que o apoio a Trump caiu 1% em Abril, para 45%. Ou seja, as crises que afectam o país não tiveram impacto significativo na taxa de aprovação do Presidente dos Estados Unidos.
Ainda assim, 49% da sociedade americana apoia o candidato presidencial democrata Joe Biden, ex-vice presidente de Barack Obama.
Este inquérito foi realizado junto de mil eleitores. Tem uma margem de erro de cerca de 3,1 pontos percentuais.