Casar está mais caro e já custa mais 5.000 euros do que há 4 anos. Dos fotógrafos ao DJ, tudo aumentou de preço
Casar em Portugal está a ficar cada vez mais caro. Um casamento para 50 pessoas pode custar, em média, mais 5.000 euros do que em 2020, reflexo do aumento substancial nos custos associados a estes eventos.
De acordo com a análise da Fixando, a redução no tamanho das festas é outra tendência que se tem verificado nos últimos anos, onde 38% das cerimónias recebem menos de 50 pessoas, contra os 33% que se verificavam em 2020.
“Estas mudanças não são apenas uma continuação da tendência iniciada durante a pandemia, são também influenciadas pelo aumento da inflação e do custo de vida, que leva os portugueses a tomar decisões mais ponderadas do ponto de vista financeiro”, explica Alice Nunes, diretora de novos negócios da empresa.
Desde 2020 que vários serviços essenciais para casamentos aumentaram significativamente os preços, como é o caso dos fotógrafos, cujo custo médio subiu de 700 para 783 euros, dos celebrantes de casamentos, que agora cobram cerca de 425 em comparação aos 383 euros anteriores, dos DJs, com um aumento de preço de 389 para 469 euros.
Além destes, também os serviços de maquilhagem e penteados para casamentos registaram um aumento nos preços, passando de 81 para 140 euros e de 70 para 128 euros, respetivamente.
Este cenário leva ainda ao aumento da procura por alternativas aos casamentos tradicionais. Em 2020, 43% dos casais que recorreram à Fixando para contratar serviços associados a casamentos, optaram por casamentos religiosos, enquanto em 2024 esse número encontra-se nos 31%.
Registou-se também um aumento de 326% na procura por wedding planners, bem como na contratação de serviços de celebrante de casamentos que disparou em 263%.
“À medida que mais casais optam por celebrações menos convencionais, maior é a procura por profissionais que atuam neste setor. DJs, fotógrafos, wedding planners e celebrantes de casamentos estão a deparar-se com uma procura crescente e também com uma possibilidade de inovação e reinvenção que lhes permite ir ao encontro de novas tendências e clientes. É uma oportunidade de ouro para o setor impulsionar o crescimento dos negócios, abrindo as portas a novos segmentos e serviços dentro da sua área de atuação”, destaca Alice Nunes.