Casa Branca avisa que está a ficar sem dinheiro para continuar a apoiar a Ucrânia

A Casa Branca avisou esta segunda-feira que os fundos existentes para continuar a apoiar a Ucrânia, perante a invasão russa, estão prestes a esgotar-se.

A diretora do Departamento de Gestão e Orçamento da Casa Branca, Shalanda Young, escreveu o alerta numa carta enviada ao presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Mike Johnson, e a outros líderes do Congresso, segundo a Reuters.

“Quero ser clara: sem ação do Congresso, até ao final do ano esgotaremos os recursos para fornecer mais armas e equipamento à Ucrânia e para repôs os stocks militares dos EUA. Não há um pote mágico de financiamento disponível neste momento. Estamos sem dinheiro, e quase sem tempo”, escreveu na missiva a responsável.

Recorde-se que, em outubro, a administração Biden submeteu uma pedido ao Congresso de 106 mil milhões de dólares para financiarem as ajudas à Ucrânia, a Israel e para financiar os planos que envolvem a segurança de fronteiras dos EUA,

A urgência do pedido foi manifestada num discurso de Biden, transmitido na TV. Do total de 111 mil milhões de dólares aprovados pelo Congresso para ajuda à Ucrânia, foram usados 97% dos fundos do Departamento de Defesa, com um orçamento anual definido para este aspeto de 62,3 milhões de euros, segundo indicam as contas de Washington.