Cartão bancário, telemóvel ou smartwatch: Indra equipa o Metro de Lisboa com um dos sistemas de acesso mais cómodos e avançados da Europa

A Indra converteu Lisboa numa das primeiras cidades da Europa onde os passageiros podem aceder ao metro com o seu próprio telemóvel, cartão bancário ou smartwatch, sem necessidade de comprar previamente um bilhete ou cartão pré pago, aplicando a tecnologia universal de pagamento EMV (Europay-Mastercard-Visa), mantendo os restantes modelos de pagamento existentes anteriormente.

Trata-se de um sistema de pagamento de última geração que é mais inteligente, mais rápido e mais cómodo. Não só melhora a experiência do passageiro e proporciona um acesso rápido e fácil a todos os que visitam a cidade, como também minimiza a utilização de plástico e papel e reduz o trabalho envolvido no fornecimento e impressão de milhares de bilhetes de acesso todos os dias.

A empresa atualizou o sistema de controlo de acessos com novos leitores para pagamento com cartão bancário físico ou cartão virtual, renovou o sistema de backoffice de bilhética, instalou o backoffice EMV e integrou o ecossistema com a gateway de pagamentos financeiros que permite a realização dos pagamentos. O projeto foi desenvolvido em colaboração com o Metro de Lisboa contou com outras entidades como a Visa e a LittlePay.

Para Ángeles García Sanz, Diretora de Transit na Indra para a península Ibérica, “o salto tecnológico que representa a adoção desta tecnologia é enorme e coloca o Metro de Lisboa entre os operadores mais avançados do mundo. Estamos orgulhosos de ser, há vinte anos, o parceiro tecnológico de um operador que sempre apostou em incorporar os sistemas mais avançados para oferecer o mais alto nível de serviço”.

Com esta nova solução, o utilizador só tem de passar o seu cartão ou telemóvel ao entrar e sair da estação e o sistema da Indra faz o restante trabalho, calculando automaticamente a tarifa em função do trajeto efetuado e enviando o valor real da viagem para a plataforma de pagamento, que é debitado na sua conta de forma segura, transparente e user friendly.

Este modelo passa do antigo modelo pré-pago para um modelo pós-pago muito mais moderno e eficiente, assente numa gestão de contas (Account Based TicketingABT) diretamente integrada no ecossistema financeiro para automatizar a cobrança.

Desta forma reduz-se o volume de transações em numerário e poupa custos. Este sistema é uma antecipação do futuro e permite avançar para uma mobilidade mais intermodal e interoperável, que eliminará as barreiras que permitem aos passageiros combinar meios de transporte e deslocar-se de forma muito mais rápida, confortável e ecológica.

A Indra é uma das principais empresas de bilhética do mundo, com tecnologia própria e projetos para os metros de Madrid, Barcelona, Amesterdão, Santiago do Chile, Egipto, Riade, Mumbai, o metro ligeiro de St Louis e o metro da Cidade do México, entre muitos outros. As suas soluções para melhorar e tornar a mobilidade urbana mais sustentável já estão presentes em mais de 100 cidades em todo o mundo, como Londres, Amesterdão, Sydney, Madrid, Dublin, Medellín e Manila.

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