Carsol Fruit investe 54 milhões em mirtilos em Alcácer do Sal
O concelho de Alcácer do Sal – e, por extensão, Portugal – poderá estar prestes a transformar-se numa referência para a compra de mirtilos. É que a antiga fábrica da Torrinha, situada em Montalvo, vai ser requalificada, passando a albergar um projecto de produção biológica deste fruto.
O investimento total é de 54 milhões de euros e chega pelas mãos da Carsol Fruit Portugal, detida em partes iguais pela família de Filipe de Botton e pela família Carrasco (Chile). Este valor inclui os campos adquiridos e as plantações, assim como os edifícios fabris de frio e embalamento.
Até 2022 a área de plantação será de 400 hectares, segundo avança o município de Alcácer do Sal. A produção, por seu turno, deverá arrancar em 2025, antecipando-se uma colheita média de 9 mil toneladas de mirtilo por ano. O principal destino será a exportação.
A requalificação da antiga fábrica e os campos de mirtilos biológicos deverão gerar 200 postos de trabalho fixos no concelho. No pico da campanha do mirtilo em plena produção, o número de empregos temporários deverá rondar os 2500.