Carros novos nem sempre significam segurança: veja como dois modelos falharam por completo os testes de colisão
Os carros são sempre avaliados em termos de segurança antes de chegarem aos consumidores. Mas nem todos cumprem as expectativas e há modelos que obtêm mesmo zero estrelas nos programas utilizados para determinar o nível de segurança oferecido em caso de colisão. No Programa de Avaliação de Novos Carros da Australásia, desde 1993, avalia os novos bólides e até ao momento somente a Mitshubishi Express tinha obtido a classificação mínima, em 2021. No entanto, a lista foi reforçada recentemente com o MG 5 e o Mahindra Scorpio, que se ‘espalharam’ ao comprido no teste da ANCAP.
Pode ver o vídeo do momento aqui.
Quais os motivos? Bom, o acabamento básico do sedã não tem pré-tensores nos cintos de segurança, ao passo que a versão mais cara só os tem nos bancos dianteiros. O MG 5 também carece de monitorização de ponto cedo e assistência de faixa, sendo que a intervenção na travagem autónoma de emergência também foi limitada.
Estes ‘problemas’ refletiram-se na respetiva classificação: o sedã teve apenas 37% na categoria ‘Proteção de Ocupantes Adultos’ e 58% na ‘Proteção de Ocupantes Infantis’. O MG 5 teve 42% na ‘Proteção de Utilizadores Vulneráveis em Estradas’ e apenas 13% na ‘Assistência de Segurança’.
O SUV Mahindra Scorpio não se saiu melhor. A ANCAP avaliou-o em 44% para proteção de adultos e 80% para proteção de crianças. Obteve apenas 23% na categoria ‘Proteção ao Utilizador Vulnerável de Estradas’ e 0% na ‘Assistência de Segurança’.
O Mahindra Scorpio recebeu uma classificação de cinco estrelas do Global NCAP há cerca de um ano. Como se explica a discrepância? O Global NCAP prioriza a segurança em acidentes, enquanto o ANCAP dedica-se mais da segurança ativa para prevenir acidentes.
De acordo com a CEO da ANCAP, Carla Hoorweg, tanto a MG quanto a Mahindra “julgaram mal as expectativas de segurança dos consumidores de hoje. Este é um lembrete claro de que nem todos os carros oferecem o mesmo nível de segurança – mesmo quando são modelos totalmente novos”.