Carros europeus estão a demorar até 10 meses a chegar aos clientes. Asiáticos entregues em três semanas

A crise de falta de microchips está provocar problemas graves ao nível da produção automóvel. Em Portugal, a Autoeuropa teve mesmo de parar de trabalhar durante uma semana por falta deste componente.

Os carros novos não chegam aos clientes, ficam mais caros e os usados vêem o seu valor aumentar. Mas a situação diverge bastante entre marcas europeias e asiáticas.

Em declarações ao jornal El Confidencial, o CEO de uma empresa de aluguer de automóveis, explica que as marcas europeias são as que sofrem os atrasos mais significativos.
Volkswagen, Citroën e Peugeot , entre outros, estão já a programar em 2021 entregas para dentro de 10 meses nos modelos mais comuns.

Outras marcas, como a BMW, estão a entregar a maioria dos veículos no prazo de um mês. Mas empresas asiáticas como a Kia ou a Hyundai mantêm os prazos de apenas algumas semanas.

Falta de carros novos está a fazer disparar preços dos usados