Carros, aviões ou comboios: quem polui mais?

Os transportes são responsáveis por cerca de um quinto das emissões globais de dióxido de carbono (CO 2) e 24% se considerarmos apenas as emissões de CO2 da energia, segundo o ‘Our World In Data’. Mas como será que as emissões se dividem pelos vários meios?

A Agência Internacional de Energia (AIE) analisou as emissões dos transportes globais de 2018, concluindo que as viagens rodoviárias são responsáveis ​​por três quartos das emissões dos transportes. A maioria corresponde a veículos de passeio, automóveis e autocarros, que contribuem com 45,1%. Os outros 29,4%  remetem para camiões com carga.

Uma vez que todo o setor dos transportes é responsável por 21% das emissões totais e o transporte rodoviário por três quartos das emissões, o transporte rodoviário é responsável por 15% do total de emissões de CO2, adianta a AIE.

A aviação, embora receba mais atenção nos debates sobre ações contra as alterações climáticas, é responsável por apenas 11,6% das emissões dos transportes. Emite pouco menos de mil milhões de toneladas de CO2 por ano, o correspondente a cerca de 2,5% do total das emissões globais. Já os envios internacionais contribuem com uma percentagem semelhante, de 10,6%.

As viagens de comboio e barco emitem muito pouco, apenas 1% das emissões de transporte. Outros transportes, que remetem sobretudo para a movimentação de materiais como água, óleo e gás por dutos são responsáveis ​​por 2,2% das emissões.

A procura por transporte deve crescer em todo o mundo nas próximas décadas, à medida que a população global aumenta, os rendimentos são maiores, o que faz com que mais pessoas possam comprar carros, viagens de comboio e de avião, segundo a AIE.

No seu relatório de Perspetivas de Tecnologia de Energia, a Agência estima que o transporte global (medido em passageiros-quilómetros) duplique, as taxas de propriedade de automóveis aumentem em 60% e a procura por aviação de passageiros e carga triplique até 2070. A junção destes fatores resultaria num aumento substancial nas emissões de transporte.

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