Carris Metropolitana quer sancionar atrasos nos autocarros e acabar com viagens sem bilhetes
A Carris Metropolitana lançou um novo site da empresa, onde é possível ver em tempo real, os horários, a localização e o número de pessoas transportadas pelos autocarros nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML). De acordo com o ‘Diário de Notícias’, a estratégia da empresa passa por criar condições para objetivos mais ambiciosos, mas sem prazo: chegar ao dia em que os atrasos dos autocarros serão sancionados e deixe de haver pessoas a viajar sem bilhete pago.
“Antes do surgimento da Carris Metropolitana [em abril de 2022] não havia aferição dos números da operação de transportes. Agora, vamos começar a dar esses dados às pessoas”, apontou Rui Lobo, administrador da entidade gestora Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), apontando que os dados divulgados devem servir “para dar confiança às pessoas que contam com um autocarro para chegar a casa ou ao trabalho”.
Numa primeira fase, a informação divulgada permite saber o número acumulado de pessoas transportadas por dia, bem como a percentagem da operação realizada face à previsão para o dia. Vai também ser possível saber os horários em tempo real para cada linha e paragem e localizar e acompanhar o percurso dos autocarros.
A empresa pode vir a sancionar os atrasos dos autocarros: de acordo com o gestor, o cruzamento de informações permitirá “pedir explicações” quando necessário, mas o “caminho” que conduza à penalização de operadores por atrasos, ou até por anteciparem a passagem de um autocarro, está por fazer. “Ainda não se chegou a essa fase”, explicou.
Sobre os passageiros que não pagam bilhete, Rui Lopo salientou que “há dois universos distintos”. “Há quem tenha passe, mas não está validado e há quem não compre bilhete”, que representam entre “6% e 8%” do total de passageiros transportados.