Cansado de maus cheiros? Há um truque caseiro e barato para dar novo ambiente ao carro

Embora a visão seja o sentido mais importante ao conduzir, na verdade a audição, o tato e o olfato também desempenham um papel fundamental: da mesma forma que sabemos que algo está errado quando ouvimos um ruído estranho vindo do motor, o nosso olfato ajuda-nos a detetar certas falhas no catalisador, ar condicionado ou embraiagem.

Em qualquer caso, os maus odores não têm apenas a haver com avarias, também podem ser causados ​​pela má manutenção do veículo. É o caso dos filtros de combustível, que exala um odor desagradável que penetra no interior do automóvel. Pode também sentir o cheiro a mofo dos estofos ou até após derramar acidentalmente algum líquido de cheiro forte – ou, principalmente em crianças, o cheiro que pode resultar de um enjoo.

Muitas pessoas recorrem aos típicos ambientadores com fragrâncias diversas que, na maioria das vezes, são caras e duram muito pouco tempo – há com cheiro a pinho, limão ou lavanda, por exemplo. No entanto, há um truque caseiro, barato e muito fácil de usar, que funciona como difusor de essências.

Do que se trata?

Muito bem, uma simples mola de madeira que podemos usar em casa para pendurar roupas. E como funciona? Basta impregná-la com algumas gotas de um óleo essencial para fazer um ambientador caseiro e barato.

Basta para isso prender a mola numa das grades de ventilação laterais para que não prejudique a visibilidade ou manobrabilidade do motorista – depois, ao ligar o ar condicionado ou o aquecimento, verá toda a fragrância impregnada na madeira a ser libertada.

De qualquer forma, é sempre aconselhável limpar o interior do automóvel com alguma regularidade para evitar odores fortes.

Ler Mais