Campo de ténis, bomba de gasolina e ‘free shop’: conheça alguns dos edifícios escondidos do Vaticano

Vaticano ‘esconde’, no seu minúsculo território – de apenas 44 hectares – uma série de edifícios e serviços pouco conhecidos do público

Francisco Laranjeira
Março 15, 2025
13:30

O Vaticano ‘esconde’, no seu minúsculo território – de apenas 44 hectares – uma série de edifícios e serviços pouco conhecidos do público. Além da imponente Basílica de São Pedro e os museus, a cidade-estado tem a sua própria estação de comboio, posto de gasolina e até um corpo de bombeiros. Dentro da infraestrutura, a autonomia é quase total.

Estes são os cantos menos conhecidos do pequeno estado, num vídeo que pode ver aqui. O Vaticano, apesar do seu tamanho, possui instalações que o fazem funcionar como uma cidade moderna autêntica.



Bomba de gasolina e estação de comboio

Localizado na sombra da Basílica de São Pedro, o posto de gasolina do Vaticano é um pequeno luxo reservado para os seus moradores e funcionários. Os preços dos combustíveis não são públicos, mas diz-se que são notavelmente mais baixos do que em Roma. Esse serviço, longe de ser uma simples curiosidade, é fundamental num país onde a maioria dos trabalhadores precisa de entrar e sair diariamente.

O transporte ferroviário também tem lugar no Vaticano. A estação é a mais pequena do mundo e liga-se à rede italiana através da estação de Roma San Pietro. Embora a sua origem tenha sido pensada para receber peregrinos, atualmente é usada principalmente para carga, e em certas ocasiões para visitas especiais.

Apesar da sua independência, o Vaticano depende em grande parte de Itália para os seus abastecimentos básicos: um exemplo claro é a eletricidade, que vem exclusivamente de fontes renováveis, embora a cidade-estado seja capaz de gerar a sua própria energia com painéis solares nos seus telhados. No que diz respeito à água, o Tratado de Latrão (1948) estabeleceu que Itália deve garantir o abastecimento, embora a gestão das águas residuais costume ser fonte de controvérsia, uma vez que o Vaticano não paga pelo seu tratamento.

A recolha do lixo também é peculiar: são geradas por ano cerca de mil toneladas de resíduos por ano, e são classificados até 85 tipos diferentes para reciclagem. O local onde é feita essa tarefa é um mistério, mas acredita-se que seja perto das estufas e armazéns.

Segurança, caminhada e compra

Apesar do seu tamanho pequeno, o Vaticano tem o seu próprio corpo de bombeiros, estrategicamente localizado no pátio Belvedere, muito perto dos museus e da biblioteca apostólica. Além dos incêndios, geralmente são responsáveis ​​por resgatar turistas que não podem descer da cúpula de São Pedro após a subida exaustiva.

Por outro lado, a segurança é responsável pela policiamento do Vaticano, que executa tarefas de vigilância e controlo de fronteiras. Aqui importa não confundir com a Guarda Suíça, cuja missão é proteger o Papa e a sua residência.

Mais da metade da superfície do Vaticano é ocupada pelos jardins, um espaço que só pode ser visitado com uma visita guiada, com exemplares ao estilo italiano, inglês e francês. Além disso, há um pequeno parque infantil e um court de ténis no canto nordeste da cidade – há rumores sobre a existência de um campo de boccia e uma área com relvado artificial.

A um nível mais diário, os residentes e funcionários têm acesso a um supermercado onde os produtos são 30% mais baratos do que em Itália, graças à ausência de impostos. Têm também uma farmácia e um pequeno ‘free shop’ na estação de comboio.

É a cidade do clero… mas também da ciência

O Vaticano abriga a Pontific Academy of Sciences, um centro que, apesar da sua localização, se concentra na pesquisa científica sem agenda religiosa. Os membros são nomeados pelo Papa e o seu trabalho vai desde a física à biologia.

Embora o Vaticano seja conhecido pelo seu papel religioso, a sua infraestrutura e serviços mostram que, na prática, funciona como uma cidade autêntica em miniatura, com espaços e edifícios que poucos imaginavam que existiam após seus muros históricos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.