Calor, tempo seco e vento forte: Portugal tem os ‘ingredientes perfeitos’ para uma terça-feira complicada de incêndios

Esta terça-feira, Portugal vai estar sob calor, tempo seco e vento, um ‘cocktail’ que promete muitas dificuldades para os bombeiros no combate aos múltiplos incêndios que assolam Portugal desde a véspera.

De acordo com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, pode contar com “céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade na costa sul do Algarve a partir do final da tarde”. O vento vai soprar “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, rodando a partir da tarde, para noroeste no litoral a norte do Cabo de Sines e para sul na região Sul, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), e com rajadas até 70 km/h, nas terras altas do Norte e Centro até ao final da manhã e a partir do final da tarde”. Por último, espere uma “descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior e no Algarve”.

Portugal assistiu, esta segunda-feira, ao combate sem tréguas dos bombeiros aos incêndios, em particular na região Centro do país – Oliveira de Azeméis, Albergaria a Velha, Cabeceiras de Basto ou Penalva do Castelo foram palco dos incêndios mais furiosos do dia, cujas condições de combate foram muito dificultadas pelo vento forte, elevada temperatura e baixa humidade.

De acordo com o site ‘LusoMeteo’, esta terça-feira as condições podem piorar – em particular o vento, que esta madrugada poderá atingir rajadas localmente até 90 km/h nas terras mais expostas a norte do Mondego. O perigo de incêndio rural, calculado com base em vários fatores, entre os quais a humidade do solo e vegetação, o vento, a humidade do ar, e a temperatura, é, assim, extremamente elevado – especialmente nas regiões a norte do Mondego, onde a lestada será mais intensa – sendo mesmo uma situação pontualmente crítica nos distritos de Viseu e Aveiro.

Estes extremos referem-se a situações em que se torna praticamente impossível de controlar um fogo, caso este deflagre numa área de vegetação – pelo que todos os cuidados são pouco.

A temperatura vai descer, no entanto mantém-se acima de 30 graus em grande parte do território.

Por outro lado, e para quem ainda pode aproveitar para passear, ou para ir até à praia, será um dia excecional para a época do ano, com continuação de influência do anticiclone, e continuação de céu praticamente limpo em todo o território.

Quais serão as temperaturas esta terça-feira nas capitais de distrito portuguesas?

Lisboa – entre 22 e 34 graus
Porto – entre 20 e 30
Viana do Castelo – entre 18 e 29 graus
Braga – entre 18 e 30 graus
Vila Real – entre 13 e 26 graus
Bragança – entre 11 e 25 graus
Viseu – entre 15 e 26 graus
Aveiro – entre 17 e 28 graus
Coimbra – entre 18 e 31 graus
Guarda – entre 11 e 24 graus
Castelo Branco – entre 17 e 30 graus
Leiria – entre 14 e 32 graus
Santarém – entre 20 e 34 graus
Portalegre – entre 20 e 30 graus
Évora – entre 18 e 34 graus
Setúbal – entre 18 e 34 graus
Beja – entre 17 e 34 graus
Faro – entre 19 e 25 graus
Ponta Delgada – entre 21 e 25 graus
Funchal – entre 20 e 25 graus.

Ler Mais