Calor extremo dentro do carro? Não há mal que não venha por bem: é assim que se faz um bolo no painel
Onde alguns veem um problema, outros veem uma oportunidade. E há momentos em que um pouco da imaginação pode transformar um incómodo em algo positivo – ou, neste caso, num bolo.
É sabido (e sofrido) que o interior dos carros atinge temperaturas muito elevadas no verão, particularmente em dias com temperaturas como as desta terça-feira: o calor pode ter consequências graves para alguns componentes e até danificar os materiais interiores – no entanto, como ponto positivo, o termómetro pode subir tão alto que o painel pode tornar-se um conveniente forno.
Isso mesmo foi provado pelo Parque Nacional Saguaro, nos Estados Unidos, que utilizou recentemente a rede social ‘Facebook’ para publicar umas fotos que mostram como é assado um bolo no painel de um veículo – no caso específico, foi pão de banana, receita mais conhecida pelo seu nome em inglês: ‘banana bread’.
O parque, situado no sul do Arizona, costuma registar temperaturas que podem facilmente chegar aos 37 graus Celsius – embora possa não parecer muito (depende do sítio do país de onde estiver a ler este artigo…), é suficiente para o interior de um veículo ultrapassar os 90 graus devido à força dos raios solares.
A equipe do parque demonstrou que, de facto, a cabina de um carro ‘tornou-se’ um forno perfeito para preparar um bolo ao longo de algumas horas: a massa foi deixada na forma por volta das 11 horas, sendo recolhida às 15 horas, só para saborear a sobremesa. Com várias fotografias tiradas ao longo da manhã, os autores do post demonstraram a forma como o ‘banana bread’ crescia dentro da forma. Embora tenham reconhecido que o interior do bolo estava um pouco macio. “Para já, acreditamos que os biscoitos são a opção ideal para cozinhar no carro”, garantiram.