Cada euro investido pelo Lidl em marcas próprias gera 1,84 euros para a economia portuguesa

As marcas próprias do Lidl em Portugal contribuíram com cerca de um terço da contribuição económica total da empresa ao país, que atingiu 3.078 milhões de euros em 2023, representando 1,2% do PIB nacional. Aproximadamente 50% dos produtos de marca própria do Lidl são provenientes de fornecedores portugueses.

As conclusões são de um estudo recente da consultora Forvis Mazars, que revela que, no último ano, a riqueza gerada pelas marcas próprias do Lidl ascendeu a quase mil milhões de euros, resultando em 1,84 euros gerados para a economia portuguesa por cada euro investido na sua cadeia de abastecimento.

O Lidl continua a inovar e a investir na sua oferta de marca própria, que representa cerca de 80% do seu sortido. Em 2023, cerca de metade dos produtos de marca própria da insígnia foram fornecidos por empresas nacionais.

O estudo revela também que as marcas próprias do Lidl contribuíram para a criação de quase 24.000 empregos, resultando numa manutenção total de 84.136 postos de trabalho no país. Por cada emprego gerado pelo Lidl, foram criados ou mantidos 10,4 novos postos.

Os setores mais impactados incluem os de agricultura, alimentos e pesca. Desde 2014, a contribuição do Lidl para o PIB português tem vindo a aumentar, totalizando quase 23 mil milhões de euros.

De acordo com Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal. “Os resultados deste estudo refletem, para além do contributo significativo da nossa atividade global para o país no ano de 2023, o importante impacto das nossas marcas próprias na economia nacional. Ficamos muito satisfeitos por poder contribuir quer para o estímulo à produção nacional e promoção dos produtos portugueses, quer para a criação de emprego, afirmando o nosso compromisso com Portugal”.

Para Pedro Silva, Head of Consulting da Forvis Mazars: “Foi com grande entusiasmo que colaborámos com o Lidl no desenvolvimento do Estudo de Impacto Socioeconómico em 2023. O Lidl demonstrou uma vez mais a sua importância em Portugal na criação de riqueza (1.2% do PIB nacional) e na geração e manutenção de emprego (mais de 84.000 postos de trabalho), através do impacto direto da sua atividade, mas também por via do impacto indireto e induzido nos diversos setores de atividade. De salientar o contributo a atividade da marca própria do Lidl, que direta e indiretamente foi responsável por mais de 30% dos resultados alcançados”.

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