‘Cabaz Familiar’ instituído: Grécia obriga supermercados a vender produtos essenciais a preços mais baixos para combater a inflação

Para combater a inflação galopante no país, o governo da Grécia aprovou e instituiu uma nova lei que obriga os supermercados a venderem determinados produtos essenciais a preços mais baixos. Todas as semanas, pelo menos um produto de cada uma das categorias terá de ser publicitado e vendido a um “preço preferencial”, mais baixo do que o habitual e inferior a outras marcas. A medida arrancou já esta quarta-feira.

“Os cidadãos vão ao supermercado e veem os preços a subir sem parar, e acham que é um roubo. É compreensível, porque esta inflação foi súbita, mas continua a crescer”, lamentou Adonis Georgiadis, ministro do Desenvolvimento e Investimento da Grécia. Neste país, a taxa de inflação atingiu 12,1% no último mês, uma das mais altas em toda a União Europeia, segundo o Eurostat.

Assim, o governo grego avançou com a criação do ‘Cabaz familiar’, para permitir que todas as famílias tenham acesso a produtos essenciais de 31 categorias a um preço mais baixo nas superfícies comerciais. No total, são 51 os produtos previstos no cabaz, que incluem arroz, massa, pão, farinha, leguminosas, carne (porco, frango, peru), peixe, leite, iogurtes, queijo, ovos, azeite, óleo, margarina, vegetais congelados, açúcar, alimento para bebés, leite em pó, café, chás, sumo de laranja, detergentes e desinfetantes, papel higiénico, produtos de higiene (incluindo fraldas para bebés e tampões) e comida para animais.

Estabeleceu o governo grego que os supermercados “que têm um lucro de mais de 90 milhões de euros todos os anos”, estão obrigados a enviar para o Ministério do Desenvolvimento e Investimento a lista dos produtos que fazem parte do ‘Cabaz Familiar’, que mudam todas as semanas de marca e que são divulgados à quarta-feira de manhã.

A lista é depois publicada numa página própria, numa plataforma que se chama ‘e-katanalotis’, onde os consumidores podem comparar os preços em diversos supermercados e consultar quais os produtos vendidos a preço mais baixo nessa semana em cada uma das superfícies comerciais. A plataforma ‘e-katanalotis’ também tem uma aplicação móvel própria, com as mesmas funcionalidades. A primeira lista já pode ser consultada, tendo sido divulgada esta quarta-feira.

Os supermercados estão também obrigados a publicitar, nos folhetos e respetivas páginas web, os produtos a preço mais baixo. Qualquer superfície que desrespeite as regras está sujeita ao pagamento de cinco mil euros por dia de atraso na disponibilização dos produtos a preço preferencial.

Segundo um estudo da NielsenIQ, desde o início de 2022, as famílias gregas pagaram mais 320 milhões de euros pelas compras de produtos essenciais do que no mesmo período do ano passado, ainda que tenham comprado menos 1,8% de produtos. Segundo o jornal Realnews, a carne, o leite e o azeite estão entre os produtos que mais aumentaram o preço nos últimos meses: a carne aumentou 33% num ano, o leite 25% e o azeite 26%.

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