Bynd Venture Capital lança fundo de 40 milhões de euros para investir em startups tecnológicas na Península Ibérica

A Bynd Venture Capital, uma sociedade de capital de risco ibérica especializada em investimentos early-stage, acaba de anunciar o lançamento do Fundo III, com um capital de 40 milhões de euros.

Este novo fundo visa apoiar startups tecnológicas em fase pre-seed e seed, com operações em Portugal ou Espanha, com um foco particular em talento e inovação na região.

“Este novo fundo evidencia o compromisso de longo-prazo da Bynd com o ecossistema de inovação na Península Ibérica, iniciado em 2010 com o lançamento do nosso veículo de Business Angels e mais tarde reforçado, em 2015, com a criação da nossa Sociedade Gestora de Capital de Risco. Este terceiro fundo pretende dar continuidade à nossa missão de apoiar empreendedores com ambição de montar empresas globais a partir de Portugal e Espanha. A experiência e rede de contactos que desenvolvemos ao longo dos últimos anos, permite-nos um acesso privilegiado a oportunidades de investimento e a capacidade de oferecer aos fundadores as ferramentas e conhecimento para escalar os seus negócios”, afirma Santiago Salazar, chairman da Bynd Venture Capital.

O Fundo III tem uma duração prevista de 10 anos, com quatro anos dedicados ao período de investimento e seis anos à consolidação do portfólio e procura ativa de exits. Este novo fundo sucede a dois anteriores, reforçando a presença da Bynd Venture Capital na região, que já conta com mais de 60 investimentos.

Com um foco em três áreas principais — Inteligência Artificial (IA) e software, bens de consumo e tecnologia para a sustentabilidade — o Fundo III também integra critérios ambientais, sociais e de governança (ESG), favorecendo empresas que demonstram um impacto global positivo e que sejam lideradas por equipas fundadoras diversas.

Entre os investidores do Fundo III, destacam-se entidades como o Fundo de Fundos espanhol Fond-ICO, o grupo industrial português Nors e o banco Caixa Capital, além de sociedades familiares, fundadores do portfólio e outros investidores privados. Francisco Ferreira Pinto, partner da Bynd VC, menciona que o fundo tem como objetivo realizar cerca de 40 investimentos nos próximos quatro anos, distribuídos entre startups em fase pre-seed e seed, com a reserva de capital para rondas de follow-on.

O Fundo III já está em andamento, com três investimentos concluídos em startups como a Equall, que atua na área de Legal Tech com soluções de IA para o setor jurídico; a CircuitLeap, especializada em software para desenho de circuitos integrados; e a Spot, que usa IA para automatizar processos em grandes empresas.

Ler Mais





Comentários
Loading...