Buzzstreets e Iscte lançam solução pioneira de navegação indoor nas universidades
A Buzzstreets anuncia esta sexta-feira que estabeleceu uma parceria com o Iscte que prevê o desenvolvimento e implementação de uma plataforma pioneira de navegação para a comunidade académica e visitantes do seu campus.
Desenvolvida em conjunto pelas duas partes, o projeto promete facilitar o acesso, navegação e utilização das instalações da universidade.
Num comunicado enviado à imprensa a propósito da parceria, a startup portuguesa, que pretende resolver os desafios da navegação no interior dos edifícios, revela ainda que os alunos, sob a orientação e supervisão de um grupo de docentes, poderão ainda desenvolver diversos tipos de aplicações móveis que no futuro irão ajudar no dia a dia em contexto académico – gestão e marcação de salas de aulas, de estudo ou de reunião, por exemplo.
“A generalidade dos campus universitários não são conhecidos por serem áreas de fácil navegação, dada a variedade de espaços, serviços e atividades que decorrem a qualquer momento nestes ambientes. O Iscte não é uma excepção e, portanto, com esta parceria com a Buzzstreets pretendemos dotar o nosso campus de uma infraestrutura que permita a toda a nossa comunidade uma melhor navegação pelos diversos edifícios e espaços do campus Iscte. O objetivo principal deste projeto é integrar a futura app móvel da instituição com a infraestrutura de beacons instalada pela Buzzstreets para permitir a cada pessoa conseguir não só localizar-se no campus como também navegar até a um ponto de destino desejado em tempo real”, explica António Luís Lopes, Coordenador do Gabinete de Desenvolvimento de Sistemas de Informação do Iscte.
Com a utilização da plataforma, os estudantes, professores, investigadores e outros profissionais terão ter acesso a um instrumento tecnológico inédito que lhes permitirá construir e desenvolver novas oportunidades no campo da navegação indoor e de aplicações móveis.
“Este projeto que anunciamos é mais uma prova de como a tecnologia desenvolvida pela Buzzstreets é pioneira e pode efetivamente fazer a diferença. Especificamente no que toca a este projeto em desenvolvimento com o Iscte, trata-se de um projeto em que a tecnologia passa a ser um ‘case study’ e que pode ser utilizada pelos estudantes nos seus próprios projetos”, explica Mariana Rosca, Business Director da BuzzStreets.