Burla MB Way chega aos animais: Falsos veterinários enganam donos através de anúncios de desaparecimento
Donos de animais perdidos estão a ser alvo de burlas por parte de falsos veterinários que aproveitam anúncios de desaparecimento para exigir pagamentos por supostos tratamentos urgentes.
A fraude consiste em alegar que o animal foi atropelado e necessita de uma cirurgia ou outro tratamento imediato. A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a monitorizar este tipo de crime desde o ano passado, tendo recentemente registado novos casos, que também foram denunciados à Ordem dos Médicos Veterinários.
O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Pedro Fábrica, revelou à TSF que a primeira denúncia foi recebida na semana passada na região de Santarém e que, desde então, têm surgido alertas em diversas partes do país. Os burlões, ao acederem a informações de contacto e imagens do animal através de anúncios, simulam situações de emergência e exigem o pagamento via MB Way, alegando que o animal precisa de cuidados urgentes numa clínica. Quando as vítimas tentam verificar os dados ou deslocar-se ao local, as chamadas são desligadas.
A Ordem dos Médicos Veterinários aconselha os donos de animais a verificar a veracidade do profissional através do site oficial da Ordem e a pedir informações detalhadas da clínica antes de efetuar qualquer pagamento.