Burger King acusado de incitar à violência contra líder do partido do Brexit
A cadeia de fast-food Burger King foi acusada de incitação à violência, avança a “Bloomberg”.
A multinacional foi alvo de uma onda de críticas por ter reagido no Twitter a um movimento no Reino Unido, que envolveu batidos e candidatos dos partidos de direita e extrema-direita durante a campanha das eleições europeias. O caso remonta a 18 de Maio deste ano.
A moda de despejar batidos em cima de políticos começou no dia desse mês e fez com que a polícia de Edimburgo tivesse proibido a venda da bebida em restaurantes McDonald’s. A decisão levou o rival, Burger King, a anunciar aos seus clientes na Escócia que vendia batidos «todo o fim-de-semana». «Querido povo da Escócia, iremos vender batido durante todo o fim-de-semana. Divirtam-se. Com amor, BK. #just saying», escreveu na rede social Twitter.
A Advertising Standards Authority (ASA), entidade que regula a publicidade no Reino Unido, afirma que 24 cidadãos apresentaram queixa contra o tweet do Burger King, que entretanto foi apagado, alegando que apela à violência e a comportamentos de ódio.
O tweet foi publicado na véspera do Brexit Party do antigo líder do partido para a Independência do Reino Unido (UKIP) e cabeça-de-lista do Partido do Brexit, Nigel Farage. Dias antes, em Newcastle, além de Farage, também os candidatos da UKIP Tommy Robinson e Carl Benjamin foram atingidos por batidos durante a campanha eleitoral.
Diz a ASA, segundo a “Bloomberg”, que reconhece que o tweet pode apenas tratar-se de «uma resposta humorística» à proibição da venda de batidos, dias antes, pela polícia de Edimburgo, nos resturantes da McDonald’s. Porém, admite que «no contexto em que foi, deu a entender que os batidos do Burger King poderiam ser usados pelas pessoas contra Nigel Farage», antigo líder do partido para a Independência do Reino Unido (UKIP) e cabeça-de-lista do Partido do Brexit, Nigel Farage.
Entretanto, a cadeia de fast-food voltou à carga no Twitter: «Nunca iríamos incitar à violência – ou desperdiçar os nossos deliciosos batidos! Aproveitam o fim-de-semana e bebam com responsabilidade.»