Bulgária e Roménia entram no espaço Schengen este domingo mas só por via aérea e marítima

A Bulgária e a Roménia entram hoje no Espaço Schengen, com isenção de passaportes e vistos para os seus cidadãos nacionais, mas apenas por via aérea e marítima.

As conversações sobre a abertura das fronteiras terrestres vão continuar, através dos ministérios competentes, para garantir que o “processo seja finalizado este ano”, isto é que o transporte terrestre seja também englobado no acordo.

Embora a CE e o Parlamento Europeu tenham assegurado durante anos que a Bulgária e a Roménia, membros da UE desde 2007, estavam prontas para aderir a Schengen, a Áustria, destino e passagem dos migrantes que entram na Europa através da chamada rota dos Balcãs, tinha bloqueado até agora a sua entrada.

O Tratado de Schengen estabelece o levantamento dos controlos nas fronteiras internas do seu espaço, ou seja, entre os seus Estados-membros, ao mesmo tempo que os fortalece nas fronteiras externas com países terceiros.

Atualmente, o seu espaço abrange 4,3 milhões de quilómetros quadrados e 423 milhões de cidadãos de 27 países europeus, 23 membros da UE e quatro membros não pertencentes à UE: Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Dentro da UE, a partir de hoje, apenas Irlanda e Chipre ainda não fazem parte desse grupo.

Ler Mais





Comentários
Loading...