Bruxelas vai rejeitar proposta de Boris para o Brexit: «Não contém nenhuma solução decente»

As propostas finais de Boris Johnson para o Brexit não convenceram Bruxelas. A Comissão Europeia (CE) torceu o nariz e acabou por rejeitar o documento, considerando que não tem «bases», avança a “Reuters”.

«Não contém nenhuma solução decente para as alfândegas e ergue uma fronteira dura na Irlanda», escreve a “Reuters”, citando um funcionário da CE, que disse, aliás, que esta proposta fez com que as negociações andassem dois passos para trás em relação ao anterior.

A CE deverá questionar os negociadores britânicos sobre as propostas alternativas esta sexta-feira. «Terá de ser rescrita», disse um diplomata europeu, advertindo que falta pouco tempo para o Conselho Europeu de 17 e 18 de Outubro.

A fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte tem alvo de controvérsia desde o início das negociações. Johnson prometeu apresentar propostas concretas para substituir o backstop, uma solução de último recurso negociado pela sua antecessora Theresa May e Bruxelas, e do qual os 27 Estados-membros recusam abdicar. Esta solução pretende evitar uma barreira física entre o  território britânico com a República da Irlanda, permitindo a livre circulação de produtos até entrar em vigor um acordo definitivo. No entanto, implica que ambos fiquem sujeitos a certas regras do mercado único e união aduaneira, algo que o líder dos Conservadores recusa.

O actual prazo do Reino Unido para sair do bloco europeu, recorde-se, termina a 31 de Outubro e o primeiro-ministro britânico insiste que irá levar o Brexit para a frente mesmo sem acordo. Esta terça-feira, aliás, garantiu que abandonará a mesa das negociações com a União Europeia e retirará o Reino Unido do bloco europeu sem um acordo no caso de Bruxelas não aceitar a sua proposta.






Comentários
Loading...