Bruxelas vai apresentar quadro negocial a Kiev para a sua adesão em março: decisão só depois das eleições europeias

A Comissão Europeia anunciou, esta segunda-feira, que pretende apresentar o quadro negocial com a Ucrânia já em março. Em conferência de imprensa, o porta-voz Eric Mamer indicou que Bruxelas vai apresentar o mandato para iniciar negociações com a Ucrânia durante este mês, um passo prévio ao lançamento da primeira conferência intergovernamental com Kiev e o lançamento do processo de adesão, uma decisão que exige a aprovação unânime dos 27.

Recorde-se que Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, tinha avançado há umas semanas que a questão seria adiada para depois das eleições europeias, que vão decorrer entre 6 e 9 de junho.

No entanto, Mamer explicou que, após uma série de debates internos na Comissão, Von der Leyen já informou Kiev que dará o passo de apresentar a proposta do quadro de negociação já em março. “Vamos fazer a proposta agora, mas a questão é, e estava implícita na resposta da presidente, quando o Conselho estará em condições de a adotar.”

De qualquer forma, Bruxelas não espera uma decisão dos 27 antes das eleições europeias, embora não esteja claro se os líderes da UE conseguirão iniciar conversações sobre o quadro de negociações na cimeira do final de março.

“A minha melhor previsão é que não estará pronto antes das eleições europeias, mas sim depois”, frisou Von der Leyen.






Comentários
Loading...