Bruxelas a ‘ferro e fogo’: polícia utiliza canhões de água para controlar protestos dos agricultores. Veja os vídeos do momento

Os ministros da Agricultura da União Europeia estão reunidos, esta segunda-feira, em Bruxelas, para analisar as medidas de ajuda aos agricultores, que se manifestam nas ruas da capital belga – a polícia foi mesmo obrigada a colocar barreiras e a utilizar jatos de água para travar os protestos.

Centenas de agricultores bloquearam esta mamhã os principais acessos à Comissão Europeia, em Bruxelas, exigindo apoios concretos para debelar as dificuldades que enfrentam.

Pelas 8h30, centenas de tratores bloquearam os acessos à rotunda de Schuman, a escassos metros dos edifícios da Comissão Europeia e do Conselho e Europeu, e ocuparam a totalidade da Rue de La Loi, uma das principais e mais movimentadas da capital da Bélgica.

O perímetro de segurança instalado pela polícia impediu o avanço dos agricultores até à rotunda.

A Comissão Executiva da União Europeia (UE) delineou uma série de ações de curto e médio prazo para aliviar os encargos administrativos enfrentados pelos agricultores, em resposta às crescentes queixas no continente.

O pacote de simplificação, enviado à presidência belga da UE, visa abordar as preocupações dos agricultores europeus, que têm protestado em todo o continente desde o final do ano passado.

As propostas serão hoje discutidas numa reunião extraordinária, que conta com a participação da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

“É crucial que os anúncios feitos pela presidente da Comissão Europeia sejam agora concretizados em legislação comunitária de aplicação imediata nos diversos Estados Membros e que corrijam a situação atual”, diz o secretário-geral da CAP.

Luís Mira acrescenta que “não podemos continuar a perder rendimento e tempo, este é o momento de mudar as regras do jogo, de simplificar os Planos Estratégicos da PAC e de recuperarmos competitividade no espaço europeu”.

Ministros europeus reúnem-se hoje para desbloquear as estradas e os problemas da agricultura

Ler Mais