Brexit sem ‘fumo branco’? Boris Johnson confiante que o Reino Unido “vai prosperar” se falhar acordo
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, reiterou que está “confiante que o Reino Unido vai prosperar” fora da União Europeia (UE) se ambas as partes não chegarem a um acordo comercial pós-Brexit.
As conversações recomeçaram esta segunda-feira, em Bruxelas, com o negociador principal do Reino Unido a assinalar um “progresso”. David Frost informou que estavam “a trabalhar arduamente para conseguir um acordo”, mas que ainda havia “muito a fazer”.
O seu homólogo da União Europeia, Michel Barnier, disse que queria que “a cooperação futura fosse aberta mas justa” com o Reino Unido.
Os impasses entre os dois lados centram-se nas regras de concorrência e auxílios estatais às empresas, assim como nos direitos de pesca.
O governo britânico já deixou claro que “não vai aceitar quaisquer propostas nas negociações que minem o estatuto de país soberano e independente”. “Se a UE não respeitar a soberania do Reino Unido, partiremos em termos australianos e o primeiro-ministro está confiante que o Reino Unido vai prosperar”, acrescentou numa declaração, citado pela BBC.
O ministro irlandês dos Negócios Estrangeiros, Simon Coveney, disse que existia uma “lacuna muito, muito grande” na pesca, sem qualquer progresso sobre a questão desde o verão. “Até encontrarmos uma forma de o fazer, não vai haver um acordo”, afirmou.
O responsável acrescentou que o Reino Unido e a União Europeia tinham entre uma semana a dez dias para encontrar uma forma de desbloquear as conversações comerciais do Brexit.
Qualquer acordo entre as duas partes terá de ser ratificado pelos parlamentos de ambos os lados, pelo que se está a esgotar o tempo para se chegar a um acordo e para se conseguir uma assinatura antes de 31 de dezembro.
Se não houver acordo nessa altura, o comércio entre os dois não vai respeitar as regras da Organização Mundial do Comércio – com direitos aduaneiros estabelecidos para importações e exportações, o que poderá fazer subir os custos.
As negociações entre a União Europeia e o Reino Unido para um acordo comercial pós-Brexit prosseguem esta semana em Bruxelas, com o limite de meados de novembro a aproximar-se, anunciou esta segunda a Comissão Europeia.