Brexit. Reino Unido vai «retomar controlo total» a 1 de janeiro, garante Boris Johnson

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta quarta-feira que o Reino Unido vai retomar “o controlo total do seu dinheiro, das suas fronteiras e das suas leis” no dia 1 de janeiro de 2021, altura em que termina um acordo de transição de status quo com a União Europeia (UE).

“Este país não só deixou a União Europeia como a 1 de janeiro vai retomar o controlo total do nosso dinheiro, das nossas fronteiras e das nossas leis”, disse ao Parlamento, citado pela agência Reuters.

Boris Johnson repetiu, assim, uma ideia que o ajudou a ganhar as eleições internas no ano passado.

Esta terça-feira, o vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, anunciou que um cenário de ‘no-deal’ ainda estava em cima da mesa. Assim, a possibilidade de a UE e o Reino Unido não chegarem um acordo de comércio pós-‘Brexit’ não foi descartada.

“O tempo começa a escassear: caso haja um acordo, o que é o nosso objetivo, ambas as partes precisam de tempo para se assegurarem que conseguem ratificar o acordo até ao dia 1 de janeiro de 2021. Caso isso não aconteça, entraremos no território de ‘no-deal’”, referiu o comissário europeu, em sessão plenária do Parlamento Europeu.

Faltam menos de 100 dias até ao final do processo de transição.

Na semana passada, os parlamentares britânicos aprovaram um projeto de lei destinado a substituir as normas europeias por regras para o comércio entre as diferentes regiões do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) após a saída da União Europeia.

Ler Mais





Comentários
Loading...