Brexit: Reino Unido e UE têm 7 a 10 dias para chegar a acordo, alerta Irlanda
O Reino Unido e a União Europeia (UE) têm entre uma semana a dez dias para encontrar uma forma de desbloquear as conversações comerciais do Brexit, disse esta segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros irlandês, Simon Coveney.
As conversações comerciais recomeçaram esta segunda-feira, em Bruxelas, depois de ter havido pouco progresso, na semana passada, nas duas áreas mais problemáticas – as chamadas “condições equitativas de concorrência” e as pescas. Ambas as partes falharam o último prazo de meados de novembro.
O Reino Unido deixou a UE em janeiro, mas as duas partes estão a lutar para conseguir um acordo que regeria quase 1 bilião de dólares no comércio anual, antes do fim dos acordos transitórios em 31 de dezembro.
“Estamos na última semana para isto, se não houver um grande avanço nos próximos sete a dez dias então penso que estamos realmente em apuros e o foco mudará para a preparação de um no deal [acordo sem comércio]”, disse Coveney à estação de rádio irlandesa Newstalk.
“Penso que o governo britânico compreende demasiado bem o que é necessário para um acordo esta semana, a verdadeira questão é se há vontade para o fazer. Penso que conseguiremos um acordo, essa tem sido a minha previsão desde há algum tempo, mas não ficarei chocado se tudo se desmoronar”, acrescentou.
Os dois lados continuam bloqueados em duas áreas-chave: a igualdade de condições e a pesca. Ambas as partes apelaram para que mudassem de posição para assegurar um acordo.
“As nossas ‘linhas vermelhas’ não mudaram e estamos a preparar-nos para qualquer que seja o resultado”, disse o secretário da Saúde britânico, Matt Hancock, à Sky News. “Claro que a nossa preferência é conseguir um acordo e isso está aberto aos europeus se eles escolherem fazer os progressos necessários”.
O negociador principal da Grã-Bretanha, David Frost, disse no domingo que tinha havido alguns progressos nos últimos dias e que as duas partes tinham projetos comuns, embora ainda estivessem por acordar elementos significativos.
As negociações entre a União Europeia e o Reino Unido para um acordo comercial pós-Brexit prosseguem esta semana em Bruxelas, com o limite de meados de novembro a aproximar-se, anunciou esta segunda a Comissão Europeia.
O acordo terá de ser ratificado antes de entrar em vigor, em 1 de janeiro de 2021, dia em que caduca o período transitório após o Reino Unido ter abandonado formalmente o bloco europeu, a 31 de janeiro.