Brexit: Conversações devem falhar prazo e continuam na próxima semana

As conversações comerciais entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) deverão ser prolongadas além do prazo informal deste fim-de-semana e continuar em Bruxelas na próxima semana, avança a Bloomberg, esta quarta-feira.

Segundo adiantam fontes próximas do processo, os negociadores têm estado a trabalhar em Londres desde segunda-feira, com ambos os lados a assinalar o final desta semana como o último momento em que poderiam chegar a um acordo, ao mesmo tempo que ainda dão margem suficiente para a ratificação parlamentar antes de o Reino Unido deixar o mercado único do bloco, a 31 de dezembro.

Embora as conversações ainda não tenham chegado a uma conclusão, os oficiais pensam que há progressos suficientes para justificar a continuação do processo, escreve a Bloomberg, e provavelmente vão retomar as conversações em Bruxelas.

Os negociadores estão a fazer progressos esta semana e o prolongamento para a próxima semana deve ser visto como um sinal de que ambas as partes acreditam que um acordo está à vista, adiantam as citadas fontes.

O tempo é curto porque o Reino Unido e os parlamentos europeus precisam de ratificar qualquer acordo antes do final do ano. Embora isto possa ser feito numa questão de dias no parlamento britânico, a UE precisa de mais tempo. Os legisladores europeus querem que o texto seja escrutinado nas comissões antes de uma votação na sua última sessão plenária, que começa no dia 14 de dezembro.

No sábado, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disseram que há lacunas – nomeadamente no acesso à pesca e na igualdade de condições para as empresas – que ainda precisam de ser colmatadas, se quiserem chegar a um acordo.

Ler Mais





Comentários
Loading...