BPI Gestão de Ativos e BPI Vida e Pensões conquistam a classificação máxima nos Princípios de Investimento Responsável da ONU

A BPI Gestão de Ativos e a BPI Vida e Pensões receberam a classificação máxima de 5 estrelas na revisão anual realizada pelo Princípio de Investimento Responsável (PRI), uma iniciativa da ONU que promove práticas de investimento sustentável.

Este reconhecimento destaca o compromisso das gestoras com a integração de critérios ambientais, sociais e de governação (ESG) nas suas decisões de investimento.

Em 2024, as entidades do Grupo CaixaBank que aderem ao PRI, incluindo BPI Gestão de Ativos e BPI Vida e Pensões em Portugal, e CaixaBank Asset Management e VidaCaixa em Espanha, obtiveram a classificação máxima no módulo “Política, Governação e Estratégia”, o mais relevante do relatório, superando a média do setor. As gestoras destacaram-se em áreas como a política de investimento responsável, estratégias de voto e combate às alterações climáticas.

Adérito Oliveira, responsável pela área de Desenvolvimento de Negócio e Sustentabilidade, e administrador executivo da BPI Gestão de Ativos, enfatizou que este reconhecimento “confirma e reforça o nosso compromisso com um modelo de investimento que combina a rentabilidade dos produtos com decisões de investimento alinhadas aos Princípios para o Investimento Responsável, promovendo a criação de valor para toda a sociedade”.

A BPI Gestão de Ativos, que aderiu ao PRI em 2019, tem sido pioneira na adaptação às novas normas regulatórias e na adoção das melhores práticas de sustentabilidade no mercado português. Já a BPI Vida e Pensões, aderente desde 2020, tem integrado os princípios do PRI em todos os seus investimentos e participou recentemente no programa SDG Ambition, promovido pelo UN Global Compact, reforçando o seu compromisso com a Agenda 2030.

Além deste reconhecimento, ambas as entidades são aderentes a diversas outras iniciativas internacionais de sustentabilidade, como o Climate Action 100+, o UN Global Compact, e o ADVANCE, que promovem a responsabilidade corporativa e a transparência nas práticas empresariais.