BPI destina até 20 mil euros para premiar o “potencial infinito” de empresas de base tecnológica

Estão oficialmente abertas as candidaturas aos Prémios EmpreendeXXI, uma iniciativa promovida em Portugal pelo BPI e em Espanha pelo CaixaBank, através da sua divisão especializada, DayOne, focada em empresas tecnológicas e investidores.

Na edição de 2024, os Prémios EmpreendeXXI atribuem em Portugal dois galardões territoriais: um para a zona Norte e Centro e outro para Lisboa, Sul e Ilhas, com cada vencedor a receber um prémio de 6 mil euros. Além disso, as startups portuguesas competem ao lado das suas congéneres espanholas em seis desafios sectoriais, a nível ibérico, onde cada vencedora arrecada 20 mil euros.

Este ano, os prémios vão destacar a escalabilidade, a inovação e o compromisso com a sustentabilidade, reconhecendo o “potencial infinito” das startups que se destaquem nas seguintes áreas:

  • Impacto social: Valorização de projetos que promovam a inclusão financeira e o desenvolvimento socioeconómico de grupos vulneráveis.
  • Sustentabilidade: Reconhecimento de empresas que sigam práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança), beneficiando a sociedade e o ambiente.
  • Inovação disruptiva: Premiação das tecnologias mais revolucionárias que alterem significativamente os mercados existentes.
  • Escalabilidade: Foco em empresas com grande potencial de crescimento global.
  • Agro impulso: Projetos que integrem tecnologia no setor agroalimentar, promovendo a eficiência e sustentabilidade.
  • Fintech: Soluções inovadoras que transformem digitalmente o setor financeiro e de seguros.

Para além dos prémios monetários, os vencedores terão acesso a um programa internacional de formação, em colaboração com a ESADE e o MIT Boston, e participarão em eventos como o Investors Day EmpreendeXXI. Terão ainda a oportunidade de realizar provas de conceito com o CaixaBank através do DayOne Open Innovation e de integrar a rede AlumniXXI.

Na edição anterior, o concurso recebeu 1.135 candidaturas, das quais 148 de Portugal. Para 2024, as startups de base tecnológica e digital com menos de três anos de atividade podem submeter os seus projetos até ao dia 5 de dezembro.

 

Ler Mais



Comentários
Loading...