BPI destina 1,1 milhões de euros a apoiar projetos sociais para pessoas com deficiência ou doença mental

A 15ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar reconheceu 28 projetos de instituições privadas sem fins lucrativos em 11 distritos de Portugal Continental, além das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Estes projetos serão financiados com um total de 1,1 milhões de euros, numa iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa”.

O Prémio Capacitar visa apoiar respostas sociais direcionadas a pessoas com deficiência, doenças mentais ou outras patologias, bem como às suas famílias. A prioridade é dada a iniciativas que promovam a autonomia, a empregabilidade e o bem-estar destas populações. Os projetos premiados beneficiam cerca de 2.700 pessoas, incluindo a criação de negócios sociais, promoção de empregabilidade, apoio psicossocial, serviços de apoio domiciliário e atividades desportivas e culturais inclusivas.

Entre as iniciativas distinguidas encontram-se a criação de uma cafetaria inclusiva, um centro de apoio psicossocial para doenças mentais, casas de autonomia e workshops de arte, culinária e horticultura. A seleção dos projetos passou por uma rigorosa avaliação, contando com o apoio de voluntários do BPI, culminando na escolha de propostas com maior impacto social.

Desde a sua criação, em 2010, o Prémio Capacitar já atribuiu cerca de 10,9 milhões de euros a 335 projetos, impactando diretamente mais de 52.000 pessoas, numa aposta contínua na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Além do Prémio Capacitar, a Fundação ”la Caixa” e o BPI reforçam, em 2024, o apoio a outros três prémios: Solidário, Seniores e Infância. No total, estes prémios disponibilizam 5 milhões de euros para financiar projetos que melhorem a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, num compromisso com o lema “Ajudar quem ajuda”, que já beneficiou mais de 216 mil pessoas.

Projetos premiados por distrito:

Lisboa: AbundantQuotidian Associação; ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal; Casa de Saúde do Telhal; Associação Cabra Cega; Associação Novamente; Comunidade Vida e Paz; EMDIIP – Equipa móvel de desenvolvimento infantil e intervenção precoce; RD-Portugal, União das Associações das Doenças Raras de Portugal; Fundação do Gil; Lisbon Institute of Global Mental Health;

Braga: APCB – Associação de Paralisia Cerebral de Braga; CERCI BRAGA – Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos Mais Incluídos; MUSA – Associação Artística e de Intervenção Social.

Porto: Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos; Abrigo Seguro – Associação de Solidariedade Social; Compassio – Associação para a construção de comunidades compassivas

Faro: Teia D’impulsos – Associação Social Cultural e Desportiva; Amigos dos Pequeninos

Setúbal: APPDA Setúbal; ANPAR – Associação Nacional de Pais e Amigos Rett

R.A. Açores: Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande

Bragança: Leque – Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais

Évora: CERCIESTREMOZ – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, CRL

Leiria: CERCIPOM

R.A. Madeira: AFARAM – Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da Região Autónoma da Madeira.

Portalegre: Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor

Vila Real: APPACDM de Valpaços.

Viseu: APPACDM Viseu – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu.

 

Desde 2010, o impacto acumulado das 42 edições dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa” inclui a distribuição de mais de 33 milhões de euros, beneficiando mais de 1.063 projetos sociais em Portugal.

Ler Mais



Comentários
Loading...