BP diz que carregamento rápido para EV está quase a ser mais lucrativo que o combustível

A BP afirmou que os seus carregadores rápidos para veículos elétricos estão prestes a tornar-se mais lucrativos do que abastecer um carro com combustível. Petrolífera prevê crescimento no setor dos carregamentos elétricos.

“Se eu pensar num depósito de combustível versus um carregamento rápido, estamos a chegar a um ponto em que os fundamentos do negócio sobre o carregamento rápido são melhores do que sobre o combustível”, disse Emma Delaney, chefe de clientes e produtos da BP, à ‘Reuters’.

Com esta realidade em cima da mesa, a BP pode assim afastar-se aos poucos do petróleo e expandir as operações nos mercados de energia e em torno de veículos elétricos.

O carregamento rápido (50 KW) e o carregamento ultrarrápido (150 KW) exigem um investimento grande por parte das empresas, nomeadamente em infraestrutura de energia para serviços pesados. Como tal, o retorno neste tipo de investimentos não é imediato.

A BP pretende aumentar o número de postos de carregamento nos próximos anos para 70 mil, enquanto a sua concorrente Shell tem o objetivo de, até 2025, instalar 500 mil pontos em todo o mundo.