‘Bónus do coronavírus’: Pais na Alemanha vão receber apoio de 300 euros por cada filho

A Alemanha vai distribuir um apoio de 300 euros por cada filho visando ajudar as famílias a superarem a crise provocada pela pandemia. A medida abrange todas as famílias, independentemente dos rendimentos, e começa a chegar aos pais esta segunda-feira. O grande objectivo, além do apoio financeiro, é estimular o consumo.

Cerca de 18 milhões de pais na Alemanha vão receber 300 euros directamente do Estado por cada filho – uma das medidas implementadas pelo governo da chanceler alemã Angela Merkel para fazer face à crise económica que advém da pandemia.

A prestação única é paga em duas fases: 200 euros em Setembro e 100 em Outubro. Não é necessário requerer o abono de família, já que o dinheiro será recebido por todas as crianças registadas em solo alemão, avança o Diário de Notícias.

O valor é então pago automaticamente em conjunto com o abono, cujos valores, na Alemanha, correspondem, no mínimo, a 192 euros mensais por filho. Todas as crianças que tiverem recebido este benefício social há pelo menos um mês recebem automaticamente o chamado “bónus do coronavírus”.

Este apoio financeiro é concedido a todas as crianças independentemente do rendimento dos pais. No final do ano, entra no cálculo dos impostos. Quanto maior o rendimento das famílias, mais impostos terão que pagar pela ajuda recebida.

O Ministério das Finanças alemão calculou que oito em cada dez famílias podem beneficiar plenamente da ajuda. A título de exemplo: um casal com três filhos e com rendimento anual até cerca de 67.800 euros não terá de pagar impostos sobre esse dinheiro.

O Institute for the German Economy estima que cerca de 2300 milhões de euros do total de 4300 milhões que serão distribuídos vão fluir rapidamente para o consumo, pelo que as empresas também serão beneficiadas. Segundo a Fundação Hans Bockler, trata-se de uma medida com mais efeitos na economia do que a redução do IVA.

Ler Mais





Comentários
Loading...