Bolsa de Moscovo e rublo registam perdas acentuadas devido a situação com a Ucrânia

A bolsa russa e o rublo registaram hoje fortes perdas à medida que a situação se degradou entre a Rússia e a Ucrânia, com o presidente russo a ponderar reconhecer a independência dos separatistas do leste ucraniano.

O principal índice da bolsa de Moscovo, o RTS, terminou a sessão a cair mais de 13%, acumulando perdas superiores a 24% desde o início do ano.

Durante o dia, a moeda russa também caiu. O rublo ultrapassou por momentos a barreira de 90 rublos por euro (90,3) antes de estabilizar em torno de 89,5 rublos/euro.

Em relação ao dólar, o rublo atingiu um pico de 79,7 por dólar antes de cair para 79,1 rublos/dólar.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que vai decidir hoje se reconhece a independência dos separatistas pró-russos do leste da Ucrânia, um gesto que agravaria ainda mais a tensão entre os dois países.

Os combates entre o exército ucraniano e os separatistas apoiados por Moscovo intensificaram-se nos últimos três dias, numa região junto à fronteira russa.

Os países ocidentais acusam Moscovo de procurar um pretexto para invadir o país vizinho, depois de ter concentrado tropas na zona fronteiriça.

Ler Mais