Boicote dos Estados Unidos à Huawei é «hipocrisia». China recorda polémica sobre escutas ao telemóvel de Merkel
A China acusou os Estados Unidos de ter um duplo critério na guerra com a gigante das telecomunicações Huawei, repetindo antigas alegações de que o telefone da chanceler alemã Angela Merkel esteve sob escuta americana durante 10 anos.
Este domingo, o embaixador dos Estados Unidos na Alemanha, Richard Grenell, partilhou no Twitter que o Presidente dos Estados Unidos o havia chamado e instruído a «deixar claro que qualquer nação que opte por usar um fornecedor 5G pouco confiável comprometerá a nossa capacidade de partilhar tecnologia e informações ao mais alto nível».
. @realDonaldTrump just called me from AF1 and instructed me to make clear that any nation who chooses to use an untrustworthy 5G vendor will jeopardize our ability to share Intelligence and information at the highest level.
— Richard Grenell (@RichardGrenell) February 16, 2020
A ameaça de interromper a partilha de informações tem sido um argumento usado várias vezes pelos Estados Unidos, inclusive contra o Reino Unido, que recentemente permitiu à Huawei desempenhar um papel limitado nas suas redes 5G.
Os Estados Unidos lideram há um ano um boicote à tecnológica chinesa e têm feito pressão nos países aliados, sobretudo na União Europeia, por suspeitas de utilização por parte do Governo chinês dos seus grupos de telecomunicações para actos de espionagem. A Huawei está na lista negra do Departamento do Comércio dos Estados Unidos, sendo que Austrália e a Nova Zelândia bloquearam a utilização de tecnologia fornecida pela chinesa.
A gigante chinesa, por sua vez, tem negado reiteradamente que o Governo chinês alguma vez lhe tenha pedido para introduzir «portas traseiras» secretas na sua tecnologia, oferecendo-se até para assinar um «acordo de não espionagem» com os países que a adoptem.
Em reacção ao tweet de Grenell, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying, acusou Washington de hipocrisia. «Quem é que ele [Richard Grennell] está a ameaçar? Quem é a verdadeira ameaça? Lembrem-se que Snowden [o homem que expôs o sistema de espionagem e vigilância da Agência Nacional de Segurança] disse que os EUA espiaram o telefone da chanceler Merkel!», escreveu no Twitter
Ambassador Richard Grenell tweeted on consequences of choosing an "untrustworthy" 5G vendor. Who he is threatening? Who's the real threat? Remember, Snowden said US spied on Chancellor Merkel's phone! https://t.co/P0D2pkjvZJ
— Hua Chunying 华春莹 (@SpokespersonCHN) February 17, 2020
Também em Junho do mesmo ano, a revista escrevia que os norte-americanos, através da Agência Nacional de Segurança, espiaram as comunicações das Nações Unidas e da União Europeia.