Boeing recebe primeiras encomendas do 737 Max desde Novembro. Modelo esteve envolvido em dois acidentes graves

A Boeing Company encomendou, pela primeira vez este ano, o avião 737 MAX, depois de a empresa polaca Enter Air ter concordado em comprar até quatro variantes do jacto, anunciou a empresa de aviação norte-americana, avança a agência Reuters.

Recorde-se que o avião em causa está imobilizado a nível mundial há mais de um ano, devido a dois acidentes fatais que ocorreram em 2018 e 2019 – dois aviões 737 Max, da companhia aérea Lion Air e da Ethiopian Airlines, caíram pouco tempo depois de terem descolado. Os acidentes provocaram a morte de 189 pessoas e de 157 pessoas, respectivamente.

Os clientes da Boeing cancelaram mais de 400 encomendas para os jactos 737 MAX este ano, informou a empresa. Com base numa norma contabilística mais rigorosa, os cancelamentos e conversões de encomendas do 737 MAX para outros modelos de aeronaves ascendem agora a 864.

A empresa norte-americana anunciou que a polaca Enter Air fez uma nova encomenda para dois aviões 737-8, com a possibilidade de comprar mais dois jactos. Quando o acordo de compra for totalmente executado, a frota da Enter Air 737 MAX aumentará para 10 aeronaves, informou a Boeing.

“Embora seja significativo, porque é a primeira encomenda MAX desde Dezembro de 2019, é uma encomenda pequena… [A Enter Air] provavelmente recebeu um desconto significativo”, disse o analista da S&P Global Ratings, Chris DeNicolo, citado pela Reuters.

A Enter Air referiu que chegou a um acordo com a Boeing para tratar do impacto das aterragens do 737 MAX, e que iria adiar as entregas de aviões MAX previamente encomendados, na sequência de uma fraca procura de viagens aéreas.

“Após as rigorosas verificações que o 737 MAX está a ser submetido, estou convencido de que será o melhor avião do mundo durante muitos anos”, disse Grzegorz Polaniecki, membro da direcção da empresa polaca.

A transportadora recebeu entregas de dois aviões 737 MAX, em 2018, e tem actualmente quatro encomendas do jacto por cumprir.

As acções da Boeing subiam cerca de 1% para 171,60 doláres.

Ler Mais





Comentários
Loading...