BNP vai vender Bank of the West por mais de 14 mil milhões
O BNP Paribas anunciou esta segunda-feira que vai vender a unidade dos EUA Bank of the West ao BMO Financial Group do Canadá por 14,43 mil milhões de euros (16,3 mil milhões de dólares), naquele que será um negócio que irá dar ao maior banco de França um impulso para negócios e recompras, segundo a ‘Reuters’.
O BNP Paribas tem unido esforços para acompanhar os rivais no mercado bancário de retalho dos EUA.
Com esta venda, o BNP Paribas irá estar focado diretamente no mercado europeu, onde cresce como um dos maiores bancos de investimento da região.
Nos últimos dois anos, a instituição bancária assumiu negócios de corretagem de ações e de primeira linha do Deutsche Bank e do Credit Suisse.
“Esta é uma transação que agrega valor para todos os lados, o que enfatiza a qualidade da franquia do Bank of the West”, explicou o CEO do BNP Paribas, Jean-Laurent Bonnafe.
O banco disse que irá canalizar os recursos da venda para financiar mais recompras de ações e para financiar aquisições bolt-on e desenvolver ainda mais a sua presença na Europa.
Os seus planos estratégicos serão dados a conhecer em fevereiro e março do próximo ano.
De acordo com analistas do Credit Suisse e Keefe, Bruyette & Woods (KBW), o preço de venda foi mais alto do que muitos analistas estavam à espera.
O BNP Paribas comprou o Bank of the West em 1979, sendo o seu maior negócio fora da Europa.