BMW X5 vai ter versão plug-in híbrida
O novo BMW X5 será o primeiro modelo convencional da marca a receber o sistema plug-in híbrido, já testado no BMW i8, um dos veículos especiais da família i, os veículos eléctricos da BMW.
O X5 xDrive 40e terá tracção às quatro rodas, tecnologia eDrive e uma potência combinada de 313 Cv gerada pelo motor turbo de quatro cilindros aliado a um motor eléctrico. Tem um consumo de 3,4 l /100Km no motor a combustão. As emissões de CO2 atingem apenas as 78 gramas por quilómetro, colocando o novo X5 plug-in híbrido confortavelmente abaixo dos limites de emissões das normas Euro6.
O novo BMW X5 xDrive 40e herda da gama i todos os atributos e know-how que o fabricante alemão acumulou com o i8. Conta com uma bateria de lítio, que pode ser carregada numa vulgar tomada doméstica, em estações de carregamento públicas ou na Wallbox da gama i. De modo a poupar espaço, a bateria de alta voltagem está colocada debaixo dos bancos, permitindo ao novo X5 xDrive 40e uma bagageira entre 500 a 1720 litros. O botão eDrive, na consola central , oferece ao condutor a possibilidade de ajustar o modo de condução entre o automático (que escolhe automaticamente o motor eléctrico quando assim o entender e que conta com um poder de aceleração dos 0 aos 100 em 6,8 segundos), o MAX eDrive (que opera em modo 100% eléctrico, com uma velocidade máxima limitada a 120 Km/h) e o Save Battery (que utiliza meramente a energia armazenada para alturas em que o carro não precisará de tanto esforço). Os habituais modos Confort, Eco Pro e Sport estão também disponíveis.
No painel de controlo, serão dadas as informações necessárias ao condutor, de modo a que este perceba se a situação actual do trânsito ou do caminho que ainda tem a percorrer, lhe permite operar em modo puramente eléctrico.
A aplicação móvel com controlo remoto providencia informações importantes ao condutor como os locais mais próximos de carregamento, a duração da bateria ou evolução dos consumos do carro. As funções de aquecimento e ventilação podem também ser reguladas pela app.
A já referida BMW i Wallbox Pura e BMW i Wallbox Pro, incluem o serviço de instalação e estão aptas para serem manuseadas como uso doméstico. São um meio rápido e conveniente de recarregamento de baterias de alta tensão. Os serviços de assistência ao modelo estão também disponíveis e são dois: o ChargeNow fornece acesso a uma extensa rede de parceiros de estações de carregamento através do cartão ChargeNow, um método útil para quando não se tem dinheiro levantado e o serviço de mobilidade ParkNow faz com que seja mais fácil encontrar um espaço de estacionamento ou localizar e reservar uma lugar específico com estações de carregamento próximas.